Linhas, agulhas, pontos e histórias!

Olá!

O Banco do Nordeste tem um programa aqui em fortaleza que se chama Percursos Urbanos. Por indicação de uma colega de trabalho, que sabe do meu gosto pelo mundo dos trabalhos manuais, eu fui com a minha mãe, claro. O tema era “Agulhas, ponto e linha”… Fofo né?

Quem nos conduziu foi a simpática Simone Barreto. A primeira parada era na casa dela, onde sua mãe nos apresentaria os bordados que faz. No caminho, Simone falou um pouco sobre a sua relação com o bordado, e que apesar de ter mãe bordadeira, nunca havia se interessado pelas linhas e agulhas, até pouco tempo. Outras mulheres que participavam dessa aventura (cerca de 30) também falaram da importância dos bordados em suas vidas e o que ele representa. No nordeste em geral, essa é uma herança passada de mãe pra filha. Tenho orgulho de ter isso na minha história também.
20130131-142805.jpg
Antes de chegar até nosso primeiro destino, Simone nos contou a história de Ariadne, que se apaixonou por Teseu e que, com a ajuda de um novelo de linha dado por sua amada, conseguiu entrar no labirinto, matar o minotauro e sair de lá vivo, livrando assim a cidade de Creta da tirania do terrível minotauro.
20130131-142657.jpg
Chegamos na casa da Simone e fomos muito bem recebidas pela mãe dela, que com carinho nos apresentou um pouco de sua arte, tanto com as linhas e agulhas.
20130131-142621.jpg
Embarcamos novamente no ônibus, e o trajeto até a segunda parada foi bem rápido. Fomos à casa de uma senhora (infelizmente não memorizei o nome dela…) que nos mostrou peças bordadas que trazem com elas muita, mas muita história. Ouvimos apenas algumas delas, claro.
20130131-142736.jpg
Mas foi muito bom ouvir histórias curiosas, como a de uma tia que desfez um noivado e, com raiva do noivo, queimou todas as peças do enxoval, com exceção de uma colcha de cama, que deu pra essa senhora. Algumas pessoas ficaram com receio que a tal colcha desse azar, mas ela não se importou. Bom, ela esta casada até hoje! 🙂
20130131-142723.jpg
Depois de ouvir essas histórias, no último trecho dessa aventura, no ônibus, a Simone nos faltou de Penélope que por vinte anos esperou a volta de seu marido Ulisses, da Guerra de Tróia.
Os anos passavam e não havia notícia de Ulisses. Assim, o pai de Penélope sugeriu que sua filha se casasse novamente. Penélope, fiel ao seu marido, recusou, dizendo que esperaria a sua volta.
20130131-142758.jpg
Porém, diante da insistência do pai, estabeleceu a condição de que o novo casamento somente aconteceria depois que terminasse de tecer um sudário para seu sogro. Assim, ela esperava adiar o evento o máximo possível. Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite, secretamente, ela desmanchava todo o trabalho. E foi assim até uma de suas servas descobrir o ardil e contar toda a verdade.

Foi uma tarde de sábado muito gostosa! Sei que o banco do nordeste deve promover outras tardes assim… Ficarei atenta! 😉

Beijinhos!

Marcado:, , ,

2 pensamentos sobre “Linhas, agulhas, pontos e histórias!

  1. Mónica Silva 9 de fevereiro de 2013 às 0:10 Reply

    Olá
    Conheci o seu blogue a pouco tempo e estou a gostar muito, e ao ve lo reparei que em algumas postagens que colocas no teu blogue se repetem mas consegues eliminar o que está a repetir .
    Beijinhos e tem um bom fim de semana e um bom carnaval 🙂

  2. Ana Rita Oliveira 9 de fevereiro de 2013 às 1:12 Reply

    que programa tão interessante! Adorei a ideia!
    E adorei as lendas….adoro lendas miticas:)
    beijinhos

Deixe um comentário