O desafio das linhas

>

Como já havia falado em um post anterior, eu aprendi a bordar ainda na infância e sempre gostei muito de ponto cruz. Nunca tinha feito grandes projetos, apenas toalhas para presentear e alguns poucos quadros. Até que a minha amiga Simone, do Linhas Matizadas, me desafiou a bordar uma ferrari para o filho mais velho dela (veja no Linhas Matizadas). Foi meu primeiro bordado que eu considero “ao extremo”. Depois, também “desafiada” pela minha amiga Simone, fiz para ela o quadro Os girassóis do Van Gogh (também no Linhas Matizadas, aqui e aqui), e a bailarina que fiz para a minha sobrinha Melissa (veja aqui). A partir daí um mundo que eu não conhecia se abriu e então vieram diversos projetos.
No último post, listei os meus projetos para 2011. Um deles é o SAL Taste of Mediterranean, que estou participando no Forum Fazendo arte em ponto cruz. Logo que vi esse projeto fiquei apaixonada!
Foto do trabalho tirada do Forum Fazendo arte em ponto cruz

Esse é um projeto bem diferente de tudo o que eu já fiz. Além de ter uma grande paleta de cores, trabalha com o ponto cruz propriamente dito (X) e meio ponto (), além da indicação para usar, 1, 2 ou 3 fios, dependendo do efeito que deve ter.

Além disso foram feitas duas conversões de cores de linhas: da indicada no gráfico para DMC e da DMC para Anchor. Olhando a foto do trabalho terminado e o meu trabalho, achei que a conversão das linhas prejudicou um pouco o resultado, principalmente nas folhas. A Simone me sugeriu misturar os dois tons de verde para minimizar esse “defeito”. Vou experimentar e ver como fica.

Primeira parte do meu trabalho, ainda faltando algumas coisas…

Optei por uma etamine beje de 4 pontos por cm. O trabalho tem 140 x 180 pontos, portanto vai ficar grande. Não tem sido fácil fazer esse trabalho. É preciso observar constantemente a indicação da chave de cores quanto à quantidade de fios e tipo de ponto. De qualquer forma acho que vai ficar muito bonito. Estou participando de outros SALs, mas confesso que esse tem sido o meu “mais preferido” (como diz o Guilherme, filho da Simone). Estou apaixonada! 🙂

Primeira e segunda parte completas!

Beijinhos!!!

Marcado:,

4 pensamentos sobre “O desafio das linhas

  1. Sâmia 23 de março de 2011 às 13:38 Reply

    >Gis, tá ficando MARAVILHOSO!!!É um trabalho enorme, mas a recompensa virá quando ele estiver prontinho, pois ficará fantástico.Vc usa meadas DMC nos seus bordados??? bjinhos!!!Sâmia

  2. ♥ Nia 23 de março de 2011 às 19:50 Reply

    >Que bom que a Simone te incentivou!! Olha como o mundo das artesãs ganhou mais uma estrela 😀 Parabéns às duas!!Às vezes não é apenas uma questão de conversor de marcas, também a foto pode não estar com as cores reais porque as impressões também falham um pouco =/ Eu converto tudo para DMC, desde sempre prefiro os tons da DMC à Anchor. Mas nunca me fico por uma tabela apenas, tento procurar em dois sitios diferentes para ver se bate tudo certo. No caso de dois resultados diferentes, fico-me pelo mais aproximado, pelo que mais me agrada ;)O teu bordado está a ficar lindo Gis! As cores estão muito lindas 😀

  3. Atelier Caseiro 23 de março de 2011 às 20:52 Reply

    >O trabalho realmente é muito bonito, com certeza, ao finalizá-lo, sentiras muito orgulho.Quanto as linhas bem disse a Nia. Eu tenho toda cartela da Anchor e algumas da DMC. Para alguns gráficos, como os Soda, prefiro DMC. Mas aqui no Sul só conheço uma loja que vende e mesmo eles, já não tem toda a cartela completa. Pra pele não abro mão da DMC fica perfeito! Já pro restante até acontece de usar as duas marcas, uso as DMC que tenho e qdo não as possuo, vou na Anchor mesmo.Bom trabalho Gislene!

  4. Rita 24 de março de 2011 às 20:10 Reply

    >Que trabalho enorme!! Acho que me ía levar 1 ano e tal loll Mas está a ficar lindo!Não sabia que por aí era dificil encontrar linhas DMC..eu sou fã destas linhas…quando vejo gráficos que quero fazer em Anchor, converto-as para DMC.Mas olha e porque não compras online? Ainda há pouco comprei linhas DMC pela ebay..e são as originais e muito mais baratas do que nas lojas. E estou a pensar comprar mais..assim até fica mais fácil (e mtooo mais barato) completar a colecção :)beijinhos e continuação de bom trabalho!;)

Deixe um comentário

