É um mundo!!!

>Uma das lembranças da minha infância é ver minha mãe envolta à arte dos trabalhos manuais. Crochet, bordados, pintura em tecido, velas, pachwork… ela sempre esteve fazendo algo. Minha mãe herdou esse gosto de minha avó, e não tenho dúvida de que a vovó herdou o gosto pelos trabalhos manuais de minha bisavó e assim por diante… Como não podia deixar de ser, eu e minha irmã aprendemos com a mamãe a fazer crochet e a bordar. Desde então, sempre fazemos “alguma coisa”. Às vezes passamos um tempo sem fazer algum trabalho, mas aí vem um comichão… é incrível como nossas mãos pedem por linhas e agulhas! 🙂

Mesmo com tanto tempo “sabendo” bordar eu não tinha idéia do mundo que é essa coisa de trabalhos manuais. Pra mim, só essas mulheres que conheço faziam essas coisas. Aliás, a maioria delas. Minhas tias e primas-tias, quase todas bordam, pintam ou costuram. Mas eu não tinha idéia de que mulheres no mundo inteiro fazem isso há séculos!

Desde que eu e minha amiga Simone nos descobrimos no gosto pela arte dos bordados e afins, trocamos algumas informações e descobertas. Ela, como não podia deixar de ser, foi à busca da história do bordado. Nessas andanças em busca de entender esse mundo, cada uma descobriu coisas que não tínhamos idéia que existiam! Entre tantas coisas, descobrimos os biscornus. São alfineteiros, também tem seu mundo. Buscando pela internet descobri o porque desse nome no Falando com meus botões e aprendi a fazê-los no Banana Craft. Entre os meus trabalhos em produção, está uma série de biscornus para presentear no Natal.

Esse é o primeiro, que tá quase terminado!

Beijinhos!

Marcado:,

5 pensamentos sobre “É um mundo!!!

  1. Simone Arrais 21 de novembro de 2010 às 9:20 Reply

    >Este biscornu está lindo, bordado com nossa cor "mais preferida"!

  2. Janaina 21 de novembro de 2010 às 10:45 Reply

    >Lindo mesmo! =)Eu tb partilho da herança genética do "comichão" pelos trabalhos manuais! Venho de uma família similar à sua: todas as mulheres (tias e avó) fazem algo. Na minha geração acho que só eu recebi os genes. Minha irmã teve os genes dela "ativados" mais tardiamente, mas agora ambas pertecemos à este clã. Não é maravilhoso isso?

  3. ♥ Nia 23 de novembro de 2010 às 6:48 Reply

    >Um docinho esse biscornu :)Eu acho que também herdei o gosto! A minha mãe fazia tricot e crochet mas hoje já não dedica tempo nenhum a isso, eu bem puxo por ela mas o emprego que tem infelizmente desgasta muito. Próximo ano reforma-se, pode ser que se entusiasme mais ;)O bordado aprendi com a minha madrinha (também tia mais nova), que gostava bastante de bordar e ensinou-me quando era pequenita. Comecei tão cedo com as agulhas que nem sei ao certo que idade tinha quando comecei! 🙂

  4. Joanita 24 de novembro de 2010 às 12:18 Reply

    >Eu herdei, definitivamente,o gosto do ponto cruz com a minha mãe! Mas a minha avó também sabe MUITO de costura…O biscornu está muito bonito! =)

  5. Fernanda bordando,pintando e aprendendo 24 de novembro de 2010 às 17:07 Reply

    >OI Gislene…. vim conhecer seu blog,vi lá no linhas matizadas,e fiquei curiosa…. seja bem vinda a blogosfera….e ao mundos das bordadeiras blogueiras….Vou seguir seu blog…. tenho um blog de bordados tb, o Bordando e pensando.Se quiser conhecer fique a vontade!!!Bjinhos….:)

Deixe um comentário

